Um professor comprou um aquário grande e encheu-o de água. Quando esta chegou à temperatura ambiente, ele colocou alguns peixes no aquário. Mas os peixes tiveram uma atitude estranha, agrupando-se no centro do aquário sem quase se movimentar. Alguns dias mais tarde ele comprou algumas pedras coloridas e depois de colocá-las no aquário, os peixes começaram a mover-se livremente. As pedras no fundo revelaram os limites da água, que os peixes até então desconheciam.
A criança que não sabe quais são os seus limites de comportamento, sente-se também insegura e não amada. Ela encontra liberdade quando conhece com certeza esses limites.
John M. Drescher
2 comentários:
Show de bola essa reflexão, gostaria de saber se esses limites podem ser encarados no geral, pq por exemplo no esporte temos varios problemas com atletas que para atingir uma performance acabam ultrapassando seu limite e para isso utilizando anabolizante que após isso causam varios problemas na sua saúde.
CRP: 06/89385 disse...
Sim Will, as pessoas precisam de limites em todas as faixas etárias e em todas esferas sócias e relacionamentos. Infelizmente algumas não respeitam nem seus próprios limites, o que é um assunto para grande reflexão, pois, isso acontece por vários motivos que estão no repertório de cada individuo, o que nos traz a responsabilidade de respeitar a individualidade de cada pessoa e se for o caso indicar um acompanhamento apropriado.
Postar um comentário