quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CRIANÇAS...


A influência do contato físico

O contato físico entre pais e filhos tem uma grande influência sobre os sentimentos de segurança e aceitação.
Toda criança precisa sentir o toque de carinho, amor e respeito de seus pais, ao ser embalada; afagada e também ao ouvir palavras carinhosas. Essas expressões de afeto devem se estender por todo o processo de amadurecimento de seu filho.
Muitos sentimentos são comunicados pelo “toque”, um exemplo é a amamentação, além de ser saudável por conta de tudo que o leite materno oferece, ainda aproxima mãe e bebê, proporcionando sensação de conforto, segurança e aceitação.
Carregar a criança no colo; colocar a mão em seu ombro enquanto caminham juntas; segurar a sua mão, tudo isso colabora para a proximidade e um relacionamento sólido. E estes atos não são substituídos por coisas que o dinheiro compra. Sentir o afeto dos pais contribui na construção da autoestima da criança, talvez, muitos leitores questionem que, nas gerações passadas não havia ênfase em relação ao “toque”, e as pessoas cresciam e se tornavam pessoas honradas, contudo, se pesquisarmos a história da família e da criança, perceberemos algumas “feridas” causadas pelo distanciamento entre pais e filhos. Sem dúvidas é muito bom se sentir amado e aceito em qualquer fase da vida, mas, para aqueles que estão construindo suas identidades é muito mais significante. Até o próximo post.


Nenhum comentário: