sexta-feira, 23 de março de 2012

Grupos Terapêuticos de Apoio Psicológico

Gostaria de discorrer um pouco a respeito dos “Grupos Terapêuticos”, muitas vezes ouvimos falar ou vemos em algum programa de TV ou em filmes, mas, dificilmente vejo, algo descritivo que possa proporcionar uma visualização do que realmente consiste essa possibilidade terapêutica, seguem abaixo algumas características e informações que considero relevantes.
O Grupo Terapêutico inicia seu trabalho a partir da demanda de seus futuros membros, ou seja, pessoas que necessitam de apoio psicológico e que é pertinente a troca de vivências a partir de alguma semelhança, já que é percebido que as experiências partilhadas fortalecem e trazem uma sensação de não “estar sozinho” ou de “não ser o único” que passa por algumas situações, além de apresentar outras possibilidades de enfrentamento.
 
O que é um grupo terapêutico?
Com a atuação de um psicoterapeuta que desempenha o papel de um facilitador do processo terapêutico e com a efetiva participação de todos os membros, o grupo permite desvendar, modificar e enriquecer a maneira de se relacionar consigo mesmo, com o outro e com o mundo, através da partilha de experiências comuns, frequentemente decisivas para o bem estar físico e emocional.

Para que serve?
 
A terapia de grupo tem como objetivo proporcionar acolhida e refrigério, através de uma atmosfera de apoio, respeito e empatia;
As partilhas das experiências favorecem o autoconhecimento e a aquisição de novo repertório para enfrentamento da vida.
 
A quem se destina?
Destina-se a indivíduos com disposição psicológica e motivação para:

Reflexão em relação a suas próprias emoções e comportamentos, para ouvir e ser ouvido num ambiente de interação afetiva;
Ressignificar situações e vivências próprias, que causam sofrimento e afetam a sua qualidade de vida.
 
Como funciona?
Entrevista de Avaliação: Sessão individual com o psicoterapeuta, para explicação da finalidade, objetivos e normas de funcionamento do grupo;

Composição do Grupo Psicoterapêutico: Funcionará com o facilitador (psicoterapeuta) e com os membros do grupo, podendo haver o co-psicoterapeuta. O seu modo de funcionamento será acordado entre profissional facilitador e componentes do grupo; considerando a abordagem teórica do psicoterapeuta.
Na 1ª sessão em grupo, serão estabelecidas as regras de funcionamento, entre elas a periodicidade e o horário em que decorrerão as sessões.
 
Resultados Esperados:
Melhora da estabilidade emocional dos participantes

Aquisição de repertório para superação de dificuldades;
Prevenção e redução de sintomas de ansiedade e depressão;

Promoção da autoestima e da autoconfiança;
Ajustamento em relação às respostas emocionais e as solicitações da vida;

Promoção de novas possibilidades de identificação através da partilha de experiência de todos os membros;
Em suma, os grupos psicoterapêuticos tem a proposta de auxiliar na superação das angustias e questões de cada um dos participantes, utilizando da empatia e vivencia dos membros, visando continuamente à melhora em relação à Qualidade de Vida.

Em breve darei inicio a um grupo terapêutico formado apenas por mulheres com o foco em Prevenção e Redução de sintomas de ansiedade e depressão. Abrirei um novo grupo entre abril e maio de 2012; caso tenham algum interesse entrem em contato!


Nenhum comentário: