terça-feira, 13 de março de 2012

Autoestima

A Autoestima é um assunto que sempre é pontuado e discutido, contudo, notadamente nos traz inquietações, por isso, partilho esse texto que escrevi para que possamos nos aproximar um pouco das questões suscitadas quando “pensamos” em Autoestima.

A Autoestima é a confiança e a consideração por si mesmo. Ela consiste em acreditar nas próprias aptidões e competências, para solucionar as dificuldades que aparecem na vida. Denota apreciação de si mesmo, como um ser humano com peculiaridades especiais, proteção de seus interesses, direitos e necessidades, ou seja, poderíamos descrevê-la como: pensar em si mesmo, quanto uma pessoa de valor com características pessoais, que compõem um ser único, importante e digno de uma vida gratificante.

Quando a Autoestima está satisfatória, a pessoa tende a ser mais independente e segura de suas competências e valor.

A Baixa Autoestima por outro lado é uma particularidade das pessoas que se sentem impróprias para encarar os desafios da vida, não confiam em suas potencialidades e aptidões para responder às convocações das suas vivências. Uma pessoa que se sente dessa maneira frequentemente desvaloriza-se e não se sente digna de amor e consideração por parte dos outros.

A Baixa Autoestima é “fruto” da ausência de autoconhecimento. Sem o autoconhecimento não temos consciencia de nossa importância e potencial, o que não nos permite conseguir sucesso e bem estar nas diversas áreas da vida.

Esses sentimentos surgem durante algumas fases do desenvolvimento humano, ou seja, toda pessoa já teve a experiência de baixa Autoestima, um exemplo comum é durante a adolescência, período em que o jovem está em busca de sua identidade, nesta fase sofremos com questões “internas” ligadas a insegurança deste novo momento.

 A Autoestima não é estática, sendo assim, varia durante a trajetória de cada um, o que significa que não é uma questão sem solução, mas, que pode ser ressignificada diariamente com dedicação.

Sábado, dia 10/03/2012 tivemos o ciclo de palestras “Autoestima Feminina” uma tarde muito alegre, com pessoas competentes ministrando assuntos voltados à mulher e ao sua qualidade de vida. Foi formidável perceber que ao tomar contato consigo mesmas, as participantes saíram mais motivadas a enfrentar os desafios da vida contemporânea.
Uma tarde totalmente voltada a Mulher!
Decidi escrever sobre Autoestima de um modo global e reservei um "espacinho" para comentar sobre nossa programação, pois, dentro contexto é super pertinente.
A Autoestima sempre será um assunto atual e extenso, com esse pequeno texto gostaria de apenas trazer a reflexão sobre o modo que nos vemos e sua influencia em nossa qualidade de vida. Se você quiser mais informações ou gostaria de contribuir nesta reflexão entre em contato. Até o próximo post.

Nenhum comentário: